Vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde em Caruaru
Postado
03/10/2019 08H17
A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou que a vacina pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B, está em falta em diversas cidades do Brasil e a situação chegou nas unidades de saúde do município.
A distribuição é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e está irregular desde julho, mês em que foi enviada a última remessa. De acordo com a nota enviada pelo MS a vacina pentavalente adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde/OPAS, que pré-qualifica os laboratórios.
“É de responsabilidade do Ministério da Saúde realizar a aquisição da vacina e repassar para a Secretaria Estadual de Saúde, que distribui para os municípios”, esclareceu o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santps.
O Ministério da Saúde solicitou a reposição do fornecimento à Opas. No entanto, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. A compra de 6,6 milhões de doses começarão a chegar de forma escalonada no Brasil. A previsão é que o abastecimento volte ao normal a partir de novembro.
A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Ela é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de dois, quatro e seis meses de vida, em três dosagens.
“É importante destacar que Caruaru está abastecida com as outras vacinas e os pais ou responsáveis devem manter o cartão de vacina dos filhos atualizado”, explicou a secretária executiva da Atenção Básica, Lillian Leite.
Categoria:Noticias