CNT: Rodovias estaduais do Agreste e Mata Sul de PE estão entre as piores do Brasil
A
Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizou em 2024 uma pesquisa para
avaliar as melhores e piores rodovias do Brasil. Entre a lista das 10 piores,
aparecem rodovias que ligam Quipapá a Garanhuns e Palmares a Barreiros.
As rodovias em questão são a PE-096, que liga Palmares a Barreiros; e a
PE-177, que liga Quipapá a Garanhuns. A pesquisa foi divulgada na terça-feira
(19). Segundo o estudo, as dez piores rodovias são estaduais, mas estão sob
gestão pública. A maior parte das vias está localizada no Nordeste.
Para a pesquisa, a CNT avaliou 111,8 mil quilômetros de rodovias. O
estado alcançou as principais vias estaduais, todas as vias federais
pavimentadas e todas as concedidas.
O presidente da CNT, Vander Costa, destaca que o fato de que todas as
rodovias estaduais entre as dez piores estão sob administração pública tem
relação com a falta de recursos estaduais para manter as estradas.
"Houve uma melhora nas [rodovias] estaduais no período, quando a
Cide-Combustíveis [imposto cobrado no valor dos combustíveis] tinha um valor
mais significativo e 25% disso ia para os estados. Mas com a opção do governo,
não esse, mas há pouco tempo atrás, de retirar a Cide dos combustíveis, principalmente
do diesel, os estados ficaram sem recursos para investir na manutenção e
melhoria de rodovias", declarou.
Confira as 10 piores rodovias
PE-545, de Exu a Ouricuri (PE)
PE-096, de Palmares a Barreiros (PE)
PB-400, de Cajazeiras a Conceição (PB)
RN-118, de Macau a Itajá (RN)
PE-177, de Quipapá a Garanhuns (PE)
RS-153, de Barros Cassal a Vera Cruz (RS)
RS-640, de São Vicente do Sul a Rosário do Sul (RS)
RJ-155, de Barra Mansa a Angra dos Reis (RJ)
PB-066, de Ingá a Itambé (PB)
AC-010, de Porto Acre a Rio Branco (AC)
Todas as rodovias bem avaliadas estão localizadas nos estados de São
Paulo e Rio de Janeiro.
A pesquisa da CNT aponta também uma queda nos chamados "pontos
críticos", que são ocorrências críticas nas rodovias, como pontes caídas,
queda de barreiras e erosão na pista. Entre 2023 e 2024, os pontos críticos
caíram 7,6%. Só nas rodovias federais sob gestão pública a queda foi de 17,3%.
"Eles [os pontos críticos] sofreram uma variação positiva muito
grande ao longo dos últimos seis anos e agora começaram a cair. Isso gera um
impacto muito positivo em termos de segurança, em termos de fluidez de
tráfego... essa foi uma das boas notícias da pesquisa nesse ano", afirmou
o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
O Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco disse que após o
investimento de R$ 5,1 bilhões para recuperar 6.800 quilômetros de estradas
pavimentas, a PE-096 encontra-se em obras atualmente. O trecho de Palmares a
Barreiros conta com investimento de R$ 52 milhões.
Com relação às rodovias estaduais, sobre a PE-177, em Garanhuns, o
DER-PE está elaborando o projeto de engenharia das obras de restauração da
rodovia, no trecho que vai do entroncamento com a BR-104, em Quipapá, até o
entroncamento com a BR-423, em Garanhuns, com extensão de 54 quilômetros.