MPF denuncia diretor de escola estadual por desvio de recursos para quitar dívidas pessoais

Um professor, que era diretor da Escola Estadual Argentina Castello Branco, que fica em Olinda, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por se apropriar de recursos repassados à unidade de ensino. Segundo a denúncia, ele teria utilizado o dinheiro para quitar dívidas pessoais. O MPF pede a reparação do dano causado aos cofres públicos.
O caso foi divulgado na quinta-feira (19). Ao todo, o prejuízo aos cofres públicos é de R$ 102 mil, segundo o MPF. O diretor, que não teve o nome divulgado, é acusado da prática continuada do crime de peculato e falsificação de documento público. Caso seja condenado, a pena pode chegar a 17 anos de reclusão.
As investigações são referentes à verba federal que foi repassada à instituição nos anos de 2011 e 2012. Ela serviria para prestar assistência financeira e contribuir na manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica da escola, por meio do Programa Dinheiro Direito na Escola e Educação Integral.
O autor da denúncia é o procurador da República João Paulo Holanda Albuquerque, que aponta a falsificação de extratos bancários das três contas em que os recursos foram movimentados "para excluir as operações realizadas na prática criminosa, das quais o denunciado não tinha como prestar contas".
A Secretaria de Educação de Pernambuco informou, por telefone, que o professor não é mais gestor de escolas da rede e que aguarda os desdobramentos do caso.

Categoria:Noticias