Estudo aponta que bactéria presente na água agrava casos de microcefalia causados pela zika

O vírus da zika atingiu 144 mil pessoas em todo o Brasil, incluindo 12 mil mulheres grávidas. Pesquisas mostraram que a doença também causou mais de 3 mil casos de mal formação em bebês que nasceram de mulheres que tiveram a doença durante a gravidez. Um estudo realizado no interior de Pernambuco e no Rio de Janeiro apontam uma relação entre os casos de microcefalia associados ao vírus e toxinas presentes na água.
A investigação da possível relação entre o vírus da zika com a mal formação teve início após ser realizada uma análise de um caso ocorrido em 1996 conhecido como "Tragédia da Hemodiálise", que deixou 60 mortos em Caruaru, no Agreste pernambucano.
Há 23 anos, a vida de 126 famílias de Caruaru e de municípios vizinhos foi marcada pela tragédia. A qualidade da água usada na filtragem do sangue dos pacientes foi apontada como a causa das 60 mortes. A conclusão foi que as pessoas foram intoxicadas pela microcistina, liberadas pelas cianobactérias, conforme informou a Secretaria de Saúde de Pernambuco.
"Não é exclusividade do Brasil, tem cianobactérias no mundo inteiro. Agora elas aparecem mais nos locais onde tem um tratamento de esgoto, porque o esgoto é rico em nutrientes e esses nutrientes funcionam como fertilizantes", disse o biólogo Renato Molica, que dá aulas na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus Garanhuns.
A suspeita da relação entre a micro

Categoria:Noticias