Forças nacionais começam a atuar em Paulista em projeto-piloto contra crimes violentos
Postado
30/08/2019 07H37
O efetivo do programa 'Em Frente, Brasil', lançado pelo governo federal, começa a atuar no município de Paulista, no Grande Recife, nesta sexta-feira (30). Segundo o governo do estado, o projeto-piloto de enfrentamento à violência conta com 405 profissionais ao todo, entre servidores federais, estaduais e municipais.
O projeto, anunciado em março, prevê ações conjuntas do governo federal com estados e municípios para enfrentar crimes violentos em cinco cidades: Paulista, Ananindeua (PA, Norte) Goiânia (GO, Centro-Oeste), Cariacica (ES, Sudeste) e São José dos Pinhais (PR, Sul).
O programa prevê investimento de R$ 4 milhões por cidade, em um total de R$ 20 milhões do orçamento do Ministério da Justiça. Entre as ações, está o reforço da segurança com profissionais da Força Nacional de Segurança, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além da atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
A cerimônia para o lançamento das forças conjuntas acontece às 10h. O convênio com o governo federal é de 120 dias, ou seja, quatro meses.
"São 20 viaturas, são 100 homens [da Força Nacional. A princípio, são 80 homens [fazendo rondas] e 20 da parte judiciária. A partir do término do evento, eles já vão para as áreas determinadas com a Polícia Militar e a Polícia Civil", explica o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar.
Categoria:Noticias