Pernambuco cria duas unidades de conservação para preservar 22 mil hectares de caatinga

Duas unidades de conservação do bioma caatinga foram criadas em Pernambuco nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo governo estadual. Ao todo, são 22 mil hectares nas Serras Catingueiras, entre Salgueiro e Cabrobó, e na Serra do Giz, na divisa de Afogados da Ingazeira e Carnaíba, no interior do estado.
Em um evento realizado no Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) também assinou uma ordem de serviço para a construção de um laboratório de análise de qualidade da água para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e um decreto de corredores ecológicos na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Refúgio de Vida Silvestre Serras Catingueiras abriga mais de 420 espécies de plantas e 240 de animais em 21,6 mil hectares. Da fauna presente no local, seis espécies de mamíferos estão na lista de extinção, como é o caso da onça-parda e do gato-vermelho, ambos na categoria vulnerável.
A Serra do Giz, por sua vez, abriga 66 espécies de 19 famílias botânicas, segundo a Semas. A região também tem 116 espécies catalogadas, como o gato-do-mato, que corre risco de extinção.
Durante a solenidade, o governador assinou uma ordem de serviço para construir a nova unidade de análises laboratoriais da CPRH, no bairro de Dois Irmãos. O espaço realiza monitoramento da qualidade dos rios e dos reservatórios e a balneabilidade das praias do estado e, segundo o governo, a expectativa é gerar mais receita para Pernambuco com o novo prédio.
O investimento previsto é de R$ 3,4 milhões. A previsão é de que o espaço seja entregue no primeiro semestre de 2020. Ainda no evento, Câmara também assinou a criação de áreas do corredor ecológico da APA Aldeia-Beberibe. A proposta do estado é de que a iniciativa seja integrada a projetos de reflorestamento.

Categoria:Noticias