Mais de 34 mil famílias vão receber Auxílio Reconstrução nesta semana
O ministro
extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta,
anunciou nesta terça-feira (28) que 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas
chuvas no estado irão receber no primeiro lote de pagamento do Auxílio
Reconstrução. Cada família irá receber o valor de R$ 5.100 ainda nesta semana.
Elas foram cadastradas pelas prefeituras no sistema do governo federal e um
integrante da família validou as informações.
De acordo
com o ministro, a lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa, que
irá pagar o benefício.
"Tão
logo as pessoas validem as informações das famílias, no prazo de 48 horas, esse
dinheiro vai estar na conta", informou Pimenta, em entrevista à imprensa
em Porto Alegre, ao lado de demais ministros do governo federal.
Segundo o
ministro, a meta é ter duas listas de famílias autorizadas por semana para
pagamento do auxílio.
Segundo a
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de 20 de maio até
a manhã desta segunda-feira (27), 75.213 registros foram enviados pelas
prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução. Desses, 44.592 tiveram o
pagamento autorizado após checagem dos cadastros enviados, sendo que 42.572 são
de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
A prefeitura
de Porto Alegre encaminhou o cadastro de 24.516 famílias residentes no
município nesta terça-feira, sendo que o prazo foi iniciado no dia 20 de maio.
O ministro
da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que as
prefeituras não precisam enviar os dados de todas as famílias atingidas de uma
única vez. "A medida que for formando uma lista, vai alimentando o
sistema", disse.
Como é o
cadastro e a confirmação do auxílio
Para a
liberação do benefício, é necessário cumprir três fases:
1) Prefeituras: as prefeituras dos
municípios afetados devem enviar ao governo federal dados sobre as localidades
atingidas e das famílias desalojadas ou desabrigadas no site do Auxílio
Reconstrução;
2) Famílias: a pessoa identificada como
responsável pela família beneficiada precisará confirmar, desde o dia 27 de
maio, o cadastro no site. É preciso acessar o botão Sou Cidadão pela conta
registrada no site Gov.br, com o login e senha cadastrados. Caso haja erro de
cadastro, as prefeituras deverão receber os cidadãos para corrigir dados, como
CPF, endereço ou nome;
3) Pagamento: a Caixa Econômica Federal
receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.
As famílias
não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já
tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.
Caso o
beneficiário não tenha conta, o próprio banco se encarregará de abrir uma
Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio. O valor poderá ser
movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.