Governo de Pernambuco paga 13º salário em parcela única no dia 18
Postado
06/12/2018 19H36
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (6), que o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais será efetuado em parcela única no dia 18 de dezembro. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB) na cerimônia de diplomação de quem foi eleito na votação deste ano.
"A gente buscou antecipar o 13º dos servidores, que estava programado para o dia 21. Conseguimos com a Secretaria da Fazenda e vamos pagar no dia 18", disse o governador.
De acordo com a administração estadual, Pernambuco conta com 123.292 servidores ativos, 70.240 inativos e 26.316 pensionistas, totalizando 219.848 pessoas. Com relação à folha do mês de dezembro, o governo divulgou que o pagamento será realizado até o primeiro quinto dia útil do mês de janeiro de 2019.
Por meio de nota, o governo estadual afirmou que “a previsão é de que sejam injetados na economia estadual e num período de cerca de 30 dias, cerca de R$ 2,5 bilhões referentes ao valor da soma das folhas de pagamento de novembro, dezembro e do décimo terceiro, trazendo mais robustez para o comércio e outros setores da economia do Estado”.
Recife
A prefeitura do Recife também vai efetuar o pagamento do 13º salário dos servidores da administração pública direta e indireta em parcela única. O pagamento, segundo a gestão, acontece no dia 20 de dezembro. O anúncio foi feito pela gestão municipal no dia 29 de novembro.
Ao todo, serão beneficiadas 38.668 pessoas, incluindo os aposentados e pensionistas. Com o abono natalino, são injetados R$ 171 milhões na economia, segundo a prefeitura.
13º salário
•Quem tem direito
Todos os trabalhadores que têm carteira assinada. Isso vale para trabalhadores rurais, temporários, domésticos, aposentados e pensionistas. Trabalhadores autônomos e aqueles que não têm carteira assinada não tem direito ao benefício.
•Quando é pago
O pagamento geralmente é feito em duas parcelas. Por lei, a primeira deve ser depositada até 30 de novembro. O prazo máximo para empresas depositarem a segunda é no dia 20 de dezembro.
•Qual o valor
Quem trabalhou o ano todo ganha um salário cheio. Aqueles que foram contratados ao longo do ano vão receber um valor proporcional ao tempo de empresa. A cada mês trabalhado no ano, o funcionário recebe 1/12 referente ao 13° salário.
O funcionário precisa trabalhar ao menos 15 dias para receber por aquele mês. Por exemplo, quem foi contratado no dia 10, terá o seu primeiro mês de trabalho contando no cálculo do 13º. Já quem começou no dia 18 não terá o primeiro mês incluído no cálculo do 13º.
Categoria:Noticias