Plataforma Não Me Perturbe fecha 2022 com 11 milhões de cadastros
A Plataforma Não Me Perturbe, app que permite o bloqueio de
chamadas não desejadas de empresas, fechou 2022 com 11 milhões de números de
telefone cadastrados, apresentando um crescimento de 1,45 milhão de números em
relação ao ano de 2021. O número de cadastros na plataforma equivale a 3,8% da
base de 288,6 milhões de números fixos e móveis existentes no Brasil. O
aplicativo, que está em operação desde julho de 2019, permite que as pessoas
bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de
oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações,
por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.
Quem quiser realizar o bloqueio dos seus números de celular ou
de telefone fixo para não receber essas ligações, deve fazer o cadastro
diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio do Procon. O bloqueio ocorre em
até 30 dias após o cadastro. A plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas
de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Em
novembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), o volume de queixas caiu 29% em relação ao mesmo mês do ano anterior.