Pernambuco amplia vacinação contra a gripe e beneficia crianças e adultos de outras faixas etárias
Postado
25/06/2018 21H59
- Em Pernambuco, 92,8% da população foi vacinada contra a gripe durante a Campanha Nacional de Imunização, que teve início no dia 23 de abril e se encerrou na sexta-feira (22). Após ultrapassar a meta, que era de 90% do público-alvo, os municípios que ainda possuem doses podem ampliar a ação e beneficiar crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.
- No Recife, a campanha se estende até as 17h desta segunda-feira (25), porque no último dia da campanha houve ponto facultativo no município. Os resultados da capital devem ser divulgados na terça-feira (26). Entre os 184 municípios pernambucanos, 121 bateram a meta.
- Apenas o grupo prioritário formado por crianças entre 6 meses e menores de 5 anos não atingiu a meta mínima, de 90% do total no estado. Receberam a vacina 518.781 menores nessa faixa etária, equivalente a 85,1%.
- A partir desta segunda-feira (25), com a ampliação do público atendido, crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos podem receber a vacina nos municípios que ainda tiverem doses disponíveis. As pessoas do grupo prioritário que não se vacinaram durante a campanha também podem tomar a vacina enquanto ainda tiver nos estoques.
- Esse grupo é formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
- A ação também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.
Categoria:Noticias