Prefeitura de Caruaru divulg nomes dos homenageados do São João 2018
Postado
25/04/2018 23H57
- A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou na tarde desta quarta-feira (25) os nomes dos cinco homenageados do São João do 2018. Foram escolhidos o escritor e compositor Nelson Barbalho (in memoriam), o colunista social Jotta Lagos (in memoriam), o organizador de eventos Zé Lucía do Palhoção (in memoriam), a compositora e poetisa Fátima Marcolino e a boleira Maria do Bolo.a
- A programação completa da festa será divulgada na quinta-feira (26), na rua 3 de Maio. Algumas atrações já foram confirmadas, como Luan Santana, Maiara e Maraísa, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Geraldo Azevedo, Gabriel Diniz e Alceu Valença.
- Confira os perfis dos homenageados:
- Nelson Barbalho
- O escritor e compositor nasceu em Caruaru, em 2 de junho de 1918. Ele escreveu para jornais da cidade e revistas literárias, onde falava em crônicas e textos baseados em lembranças e memórias. Nelson Barbalho foi compositor de forró e baião e teve várias composições gravadas por Luiz Gonzaga, como "Capital do Agreste", "Comício no Matão", "Xote das moças" e a toada "A morte do vaqueiro", que se tornaria um clássico, dando origem à Missa do Vaqueiro. Ele morreu no dia 22 de outubro de 1993.
- Jotta Lagos
- Juvanci Brasilino Lagos, mais conhecido como Jotta Lagos, nasceu em 16 de novembro de 1948. Ele atuou durante 49 no colunismo social e ficou conhecido por fazer eventos como o “Grande Noite”, que reconhecia a importância das pessoas que foram destaques durante o ano. Além disso, atuava no Jornal do Jotta e era apresentador do programa “Jotta Lagos em Sociedade” na Rádio Liberdade. Jotta Lagos também produzia o famoso "Forró Society" e morreu em 12 de janeiro de 2018, vítima de um edema agudo pulmonar.
- Zé Lucía do Palhoção
- O organizador de eventos era natural de Surubim e adotou Caruaru como cidade do coração. Ele passou a organizar festas de ruas nos bairros durante o período junino. Em 1975, inaugurou a Casa do Forró (localizada onde atualmente funciona a Casa dos Pobres São Francisco de Assis). Zé Lucía também organizou o Palhoção do Bairro Petrópolis e o concurso de quadrilhas na Avenida Rio de Janeiro, no bairro São Francisco. Ele morreu em 2009.
- Fátima Marcolino
- A paraibana que adotou Caruaru é compositora, escritora e poetisa. Ela herdou do pai, Zé Marcolino, o dom de compor músicas que retratam o dia a dia do nordestino. Um dos grandes momentos da vida da poetisa foi o encontro com Luiz Gonzaga, que fez um show em homenagem ao seu pai, um ano depois da sua morte. Fátima lançou, recentemente, o livro de poesias “A mesa da cozinha lá de casa”. Dentre as composições famosas, em parceria com o irmão Bira Marcolino, estão “Siá Felícia”, “A cartilha da canção” e “Porteira da Saudade”.
- Maria do Bolo
- Maria Eugênia da Silva, conhecida por Maria do Bolo, é mãe de seis filhos e responsável por uma das festas de comidas gigantes mais tradicionais de Caruaru, o Pé de Moleque Gigante. Há 21 anos, ela idealizou a festa, realizada no bairro das Rendeiras, e que atrai milhares de moradores de toda a cidade. A iguaria chega a pesar 800 kg. Atualmente, o filho mais velho é um dos responsáveis pela produção do bolo gigante e Maria de Fátima é a coordenadora do evento.
Categoria:Noticias