Papa Francisco nomeia dom Fernando Barbosa como novo bispo da Diocese de Palmares

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (9) Dom Fernando Barbosa dos Santos como novo bispo da Diocese de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Ele tem 57 anos, é natural de Sertânia, no Sertão, e há 7 anos é bispo da Prelazia de Tefé, no Amazonas.
Dom Fernando será o quarto bispo da história da Diocese de Palmares e assumirá o lugar de dom Henrique Soares da Costa, que morreu no dia 19 de julho do ano passado, aos 57 anos, vítima da Covid-19. Desde então, a igreja local é pastoreada pelo administrador diocesano, padre Norberto Penzkofer, e tem como bispo emérito dom Genival Saraiva de França.
O território diocesano de Palmares foi criado em 1962 e engloba 18 municípios da Mata Sul de Pernambuco, entre eles Catende, Ribeirão, Tamandaré e a sede, Palmares. A área eclesiástica tem uma população estimada de quase 500 mil habitantes e o padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus.


Trajetória de dom Fernando


Dom Fernando Barbosa é sacerdote há 26 anos da Congregação da Missão, também chamado de lazaristas ou padres vicentinos. Ele concluiu a faculdade de teologia no Instituto Regional de Pastoral, em Belém, no Pará, onde também ocupou o cargo de diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.
Durante o sacerdócio, o então padre Fernando foi vigário paroquial, na Diocese de Quixadá, no Ceará, entre 1996 e 1998, e nos dois anos seguintes foi administrador paroquial na Arquidiocese de Fortaleza.

Categoria:Noticias