Saiba o que está autorizado a funcionar em PE em meio às novas restrições devido aos altos números da Covid-19 no estado

Devido aos altos números da Covid-19 em Pernambuco, o governo estadual anunciou, na segunda-feira (24), restrições no Grande Recife e em áreas no Agreste e na Zona da Mata para tentar conter a aceleração da pandemia. Nesta terça-feira (25), foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que regulamenta as medidas, que são válidas entre a quarta-feira (26) e o dia 6 de junho.
Neste mês de maio, Pernambuco bateu recordes de confirmações de casos da Covid-19 em um dia. Há, também, mais de 300 pessoas à espera de uma vaga em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início da pandemia, nunca houve tantos pacientes internados com sintomas respiratórios no estado.
No entanto, o governo optou por não decretar medidas restritivas mais rígidas em todo o estado. As únicas ações válidas para todas as cidades pernambucanas são a proibição da prática de atividades em clubes sociais, esportivos e agremiações; e do funcionamento de salas de cinema, teatros, museus e demais espaços culturais, além de parques de diversão, parques temáticos e similares.
Com exceção dos jogos de futebol profissional, que devem ocorrer sem público e cumprir o protocolo sanitário, as competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer também seguem proibidas.
Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, para decretar as novas medidas, o governo decidiu não utilizar a denominação de "serviços essenciais", pois, entre as atividades autorizadas, estão lojas de carros, por exemplo. Ela disse, ainda, que as praias ficam fechadas nesse período devido ao desrespeito às regras de convivência com a doença.
"Além de efetuarmos essas medidas restritivas, fazemos uma constante avaliação do resultado dessas medidas e, neste final de semana, não foi bom. Havia muita gente, muita gente sem máscara e, daí, queremos evitar que as pessoas se dirigissem à praia. As praias não poderão ser utilizadas para o banho de mar nem para caminhada", declarou a secretária.

Categoria:Noticias