Gastroenterologista de Caruaru fala sobre sintomas e tratamento da constipação intestinal

O gastroenterologista Carlos Bouçanova, de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, fala sobre a constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre. Segundo o profissional, para os pacientes a doença pode significar sensação de evacuação incompleta, dificuldade em expelir as fezes (duras ou ressecadas), distensão abdominal ou mesmo gosto amargo na boca.
Carlos Bouçanova informa que a causa mais comum é a baixa ingestão de fibras (frutas, verduras e cereais) na dieta. Em adultos, a constipação pode está associada também a algumas comorbidades como doenças neurológicas, psiquiátricas, proctológicas, endócrinas e metabólicas, e ao uso de muitos medicamentos com propriedades anticolinérgicas.
A inatividade física, educação limitada, baixo nível econômico e sintomas de depressão são outros fatores considerados de risco para constipação, segundo o médico.
De acordo com o gastroenterologista, algumas mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença, como alimentar-se em horários regulares e mastigar bem os alimentos, preferi refeições variadas, ricas em frutas, verduras e cereais, ao menos cinco vezes ao dia, reduzir a quantidade de gordura na alimentação e evitar bebidas alcoólicas, chocolate e alimentos que formam muito gases, como brócolis, cebola, couve-flor e feijão.
Consumir pelo menos dois litros de líquido por dia e a pratica de exercícios físicos, aproximadamente 40 minutos também pode colaborar bastante, enfatiza Carlos Bouçanova.

Categoria:Noticias