Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina faz homenagem ao Mestre Valdir da Mazuca

O Grupo Cultural Mazuca e a Prefeitura de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Turismo, estão homenageando Valdir Manoel, conhecido como Valdir da Mazuca. Mestre de cultura popular, Valdir foi um dos personagens das tradições mais antigas do Estado, a Mazurca, uma dança fruto da miscigenação entre negros, brancos e indígenas durante a colonização do país, que se fortaleceu na região do Agreste.
A Mazurca é uma tradição com mais de um século de existência, e é considerada pelos pesquisadores a “mãe” de todas as outras manifestações populares por aqui encontradas, inclusive do coco de roda. Foi na infância, com os pais e avós, que o mestre Valdir conheceu a tradição, na área rural Brejinho de Cajarana, onde residia. Aos oito anos de idade já cantava e dançava, imitando o som dos instrumentos ao passo que batia os pés no chão e na palma da mão, sem imaginar que um dia se tornaria um ícone da cultura popular pernambucana.
Durante a trajetória dele gravou disco, estampou os jornais, e participou de muitos festivais no Brasil, inclusive do Prêmio da Música Brasileira, na tradicional casa de show Canecão, no Rio de Janeiro, acompanhado da Rainha da Mazuca, Dona Amara, e ao lado de artistas de renome nacional. Durante o festival, realizado no ano de 2009, ficou entre os três melhores da música regional do Brasil.
O mestre Valdir Manoel morreu no dia 8 de abril de 2020, deixando uma contribuição para a cultura do Estado de Pernambuco.

Categoria:Noticias