PE recebe mais 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e anuncia imunização de profissionais de segurança

Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (1º), mais 394.650 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 32.250 doses da AstraZeneca e 362.400 doses da Coronavac. Com as novas unidades, o governo anunciou que vai começar a imunizar profissionais de segurança pública, já que esses trabalhadores foram incluídos nas prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI).
O avião com a carga desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife - Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul, por volta das 16h30, de acordo com a Azul Linhas Aéreas, responsável pelo transporte. As doses seguiram para a sede estadual do PNI, na Zona Norte. Também vieram 2.881 ampolas do sedativo rocurônio, usado no "kit intubação".
Os imunizantes foram produzidos no Brasil, com matéria-prima e tecnologia estrangeiras. Em Pernambuco, foi o maior carregamento de Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan: 362.400 doses. Até então, o maior lote tinha sido o primeiro a chegar ao estado, em janeiro, com 270.960 doses.
A inclusão dos profissionais de segurança, salvamento e Forças Armadas que atuam no combate à pandemia foi recomendada pelo Ministério da Saúde no 9º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O governo do estado não informou como, nem quando será feita a imunização desse grupo.
Em Pernambuco, essas vacinas serão, também, destinadas às segundas doses de idosos a partir de 65 anos. O governo espera começar a distribuição das novas doses na sexta-feira, em direção às 12 Gerências Regionais de Saúde, onde as vacinas ficarão à disposição dos municípios.
Ao todo, desde janeiro, o estado recebeu 1.833.530 unidades de imunizantes. Até a quarta-feira (31), 235.246 pessoas haviam recebido as duas doses das vacinas. Excluídas as pessoas que finalizaram o esquema vacinal, outras 605.133 haviam recebido somente a primeira dose.
No ritmo atual, vacinando uma média de 35.199 pessoas por dia, o estado levaria 208 dias para vacinar toda a população elegível com a primeira dose. Isso significa que todas as pessoas maiores de 18 anos teriam recebido somente a primeira parte do imunizante no dia 25 de outubro de 2021.

Categoria:Noticias