Pernambuco suspende cirurgias eletivas em todo o estado para destinar mais leitos para Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) determinou, nesta quarta (3), a suspensão de cirurgias eletivas em todas as unidades hospitalares de Pernambuco como parte das medidas para conter o avanço da Covid-19. A suspensão dos procedimentos, publicada no Diário Oficial, ocorre entre os dias 8 e 19 de março.
A determinação leva em conta a necessidade de "destinar o maior número de leitos disponíveis para pacientes diagnosticados ou com suspeita de infecção pela Covid-19". No dia 25 de fevereiro, o estado havia suspendido cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas de 63 cidades do interior.
Segundo a portaria assinada pelo secretário André Longo e publicada no Diário Oficial desta quarta, "caracterizam-se cirurgias eletivas aquelas que possam ser adiadas e/ou reprogramadas sem prejuízo à saúde do paciente".
Apesar da suspensão de cirurgias eletivas, ficam mantidos os atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos, além de procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência. Consultas e procedimentos ambulatoriais também ficam mantidos.
O estado também manteve as cirurgias eletivas inadiáveis, como cirurgias "oncológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos e tecidos".


Categoria:Noticias