Nova remessa com 102 mil doses de vacina contra Covid chega a Pernambuco

Pernambuco recebeu 102 mil novas doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac nesta terça-feira (3). O avião com o lote remetido pelo Ministério da Saúde aterrissou por volta das 2h no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Segundo o governo do estado, a expectativa é de iniciar a distribuição para os municípios ainda nesta terça.
Esta foi a sétima entrega de vacinas. Desde janeiro, Pernambuco recebeu outros quatro lotes de CoronaVac e dois de AstraZeneca/Oxford, totalizando 743.560 doses contra Covdi-19.
Os imunizantes devem ser destinados a ampliação da campanha para trabalhadores da saúde e de idosos com idade entre 80 e 84 anos, segundo o governo do estado. A Coronavac precisa de uma segunda dose com um intervalo de 21 a 28 dias para completar a imunização.
As novas doses da CoronaVac foram levadas para a central de armazenamento da secretaria. Antes da distribuição aos municípios, há um processo de análise e separação. Segundo a secretaria, ainda no início da manhã desta quarta, as doses devem ser encaminhadas para as 12 Gerências regionais de saúde (Geres). Desses locais, as doses seguem para cada um dos municípios do estado.
O envio de novas doses havia sido anunciado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, na terça-feira (2). Ele afirmou que, por determinação do governo, as gerências de saúde de todo o estado recebem os lotes no mesmo dia da chegada.
Desde janeiro, forem remetidas a Pernambuco 577.560 doses de Coronavac, com imunizantes suficientes para as duas aplicações necessárias, e 166 mil da vacina Oxford/Astrazeneca, apenas para a primeira dose.
O boletim do governo, divulgado na noite da terça-feira (2), informou que, desde 18 de janeiro, Pernambuco aplicou 431.804 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 317.513 foram primeiras doses. Ao todo, 114.291 pessoas já finalizaram a imunização, depois de tomar também segunda dose.

Categoria:Noticias