TRE de Pernambuco afasta prefeito e vice-prefeito de Arcoverde

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai afastar a gestão municipal de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, nesta quinta-feira (18). A gestão atual é formada pelo prefeito Wellington da Lw (MDB) e o vice-prefeito, o delegado Israel (PP). Os dois foram eleitos em 2020 e, com a decisão do TRE, eles vão ficar inelegíveis por oito anos. O atual presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira (PSB), vai assumir a gestão da Prefeitura e deve convocar novas eleições.
Em decisão unânime, por sete votos a 0, os desembargadores do TRE-PE negaram provimento aos recursos que tentavam anular a sentença do juiz eleitoral de Arcoverde, Draulternani Melo Pantaleão.
Em novembro do ano passado, em julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), o magistrado de primeiro grau cassou os registros de candidatura do prefeito e vice-prefeito por prática de abuso de poder político e econômico. Os políticos, entretanto, foram diplomados em dezembro, amparados por uma liminar. A liminar foi concedida com o objetivo de assegurar a proclamação do candidato como eleito enquanto o mérito não havia sido julgado.
A ex-prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Brito, também é ré no processo e também ficará inelegível por oito anos.

Categoria:Noticias