Primeiro dia do Enem Digital em Pernambuco registra abstenção de 63,9% dos estudantes inscritos
O primeiro dia de aplicação das provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Pernambuco teve uma abstenção de mais da metade dos candidatos. Ao todo, 63,9% dos estudantes inscritos não foram fazer a prova no domingo (31). Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas.
De acordo com o instituto, os dados nacionais apontaram uma abstenção de 68%. A versão tradicional da prova, realizada nos dias 17 e 25 de janeiro, registrou o maior índice de ausência da prova na história, 55,3% em todo o país. Antes, o recorde havia sido registrado em 2009.
Para a versão digital, Pernambuco contou com 134 laboratórios, localizados no Recife; em Caruaru, no Agreste; e em Petrolina, no Sertão. Segundo o relatório do Inep, foram 2,7 mil pessoas inscritas, mas apenas 973 estudantes compareceram às provas no domingo, enquanto 1.727 não foram.
De acordo com o ministro da educação, Milton Ribeiro, os candidatos que enfrentaram dificuldades, falhas e sobrecargas no sistema podem fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.
No Recife, os estudantes tiveram opiniões divididas sobre o novo formato da prova. Alguns deles elogiaram a rapidez proporcionada pela plataforma, mas outros se sentiram cansados pelo tempo de exposição em frente à tela do computador.
No primeiro dia de provas, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias) e produziram uma redação com o tema desigualdade regional.
No segundo dia de aplicação do exame, no domingo (7), os estudantes devem contar com 5 horas para responder 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
A nota do Enem serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).