Fecomércio elabora pesquisa para entender como os comerciários usam o transporte público no Grande Recife
Postado
12/08/2020 08H47
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realiza, ainda em agosto, uma pesquisa para entender como é o uso do transporte público pelos comerciários. A ideia do levantamento é verificar a viabilidade da proposta de escalonamento de horários no comércio do Grande Recife para reduzir a superlotação no transporte público na pandemia da Covid-19
Desde 15 de junho, o comércio de rua foi liberado para funcionar das 9h às 18h, seguindo o Plano de Convivência com a Covid-19, do governo do estado. Já os shoppings da Região Metropolitana do Recife podem funcionar das 10h às 22h, desde a segunda-feira (10). Segundo o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, já existe uma espécie de escalonamento nesse horário atual.
"Hoje já fazemos um escalonamento. A gente tem que fazer um levantamento. É muito subjetivo, em alguns locais sim, em outros não. Quem tem seu comércio no subúrbio, por exemplo, não tem esse problema", afirmou em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (12).
Ainda de acordo com o presidente da Fecomércio-PE, a solução encontrada foi realizar uma pesquisa para entender o perfil do comerciário que utiliza o transporte público, no intuito de avaliar a possibilidade de outros tipos de escalonamento no setor.
"A Fecomércio de Pernambuco vai lançar uma pesquisa este mês [agosto] para saber onde o usuário do transporte público vai e os horários de picos. Estamos no momento formatando a pesquisa para entrar em campo", declarou.
Sobre a possibilidade de estender o horário do comércio, Peixoto disse que já existe essa possibilidade, mas não no comércio de rua: "O problema é segurança. Depois das 18h, existem os shopping centers". Ainda de acordo com ele, há 45 mil comerciários na Região Metropolitana do Recife.
Categoria:Noticias