Ministério Público de PE cobra a municípios que abram leitos de UTI para o combate à Covid-19
Postado
23/04/2020 07H53
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 estão próximos de atingir o limite de ocupação no estado. Na segunda (20), o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que 99% dos leitos de UTI dedicados à doença estão ocupados. Por isso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobrou aos municípios a abertura de novos leitos de UTI
Até esta quarta-feira (22), o estado conta com 327 leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. Quase todos ficam na Região Metropolitana do Recife. A previsão do governo é conseguir mais 100 leitos até o fim do mês de abril. Entretanto, com o número de casos confirmados da doença crescendo no estado, inclusive no interior, o sistema de saúde pode entrar em colapso.
O MPPE tem acompanhado a situação de perto e alerta para a falta de respiradores para equipar leitos de UTI.
"O secretário estadual de Saúde falou que estava com problema para receber alguns respiradores e a empresa disse que ia priorizar a entrega para o Ministério da Saúde. Eles estão vendo, segundo o secretário, para priorizar a entrega em Pernambuco até diante do quadro que a gente enfrenta e estamos aguardando respostas", disse a promotora de defesa da Saúde do Ministério Público, Ivana Botelho.
De acordo com as autoridades de saúde, a taxa de isolamento ideal seria de 70%, mas a média no estado gira em torno de 50%. Isso reforça a necessidade de os municípios aumentarem o isolamento social e abrirem mais leitos de UTI.
Categoria:Noticias