Governo decreta quarentena em Fernando de Noronha e restringe circulação de moradores

O governo de Pernambuco decidiu restringir a circulação de pessoas em Fernando de Noronha e decretou quarentena na ilha para conter a pandemia do novo coronavírus. Com isso, a partir de segunda-feira (20), os moradores podem sair de casa apenas para adquirir itens essenciais e para atendimento médico. A medida é válida até 30 de abril.
O decreto determina que a circulação dos moradores na ilha fica restrita ao atendimento de necessidades essenciais e imediatas de aquisição de gêneros alimentícios, de remédios, de produtos de higiene, para a obtenção de atendimento ou socorro médico e para a atividade de pesca na forma disciplinada.
Também fica permitida a circulação para a realização de serviços bancários e para embarque e desembarque no aeroporto de Noronha. Para circular na ilha, os moradores devem portar um formulário disponibilizado pela Administração da Ilha com a autorização do administrador do distrito.
Segundo o governo, a quarentena também busca viabilizar um estudo epidemiológico da evolução do novo coronavírus em Noronha, a ser realizado por equipes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
“Infelizmente as pessoas começaram a diminuir o isolamento social, e isso nos preocupa muito. Nós tomamos a decisão para salvar vidas, estamos fazendo o possível para atender aos anseios populares”, afirmou o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.
Ainda segundo o administrador, a ilha recebe um reforço da Polícia Militar na fiscalização das ruas e quem descumprir o decreto de quarentena pode responder criminalmente.

Categoria:Noticias