Ocupação das UTIs em Pernambuco tem ultrapassado 90% por causa do coronavírus, diz secretário estadual de Saúde
Postado
15/04/2020 07H43
A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Pernambuco tem alcançado, e por vezes até ultrapassado, a marca de 90%, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele informou, nesta terça-feira (14), que houve abertura recorde de leitos nos hospitais públicos em 30 dias, mas, mesmo assim, a velocidade da disseminação do novo coronavírus no estado preocupa
"Tínhamos uma média de 21 internações por dia de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e, atualmente, isso mais que dobrou, para 45 casos por dia, nem todos com necessidade de terapia intensiva. As UTIs tinham ocupação de 49% e, agora, esse número tem variado entre 80% e 90%, por vezes superando os 90%", disse o secretário.
Ainda de acordo com André Longo, houve uma abertura recorde de leitos no estado, no Sistema Único de Saúde (SUS).
"Só hoje [terça-feira, 14], foram abertos 37 novos leitos de UTI. Nos últimos 30 dias, foram 467 leitos ao todo, sendo 204 de UTI. Por isso, precisamos ter o compromisso de cada um com o distanciamento social, para que a curva de casos não ultrapasse a linha de capacidade do sistema de saúde. Se houver uma curva mais acentuada, pessoas vão ficar sem assistência", declarou Longo.
Apesar da ocupação das UTIs ser alta, nem todos os pacientes receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus.
"Dos 204 leitos de UTI que temos, a ocupação está, atualmente, em 88%, o que significa mais de 180 leitos ocupados de terapia intensiva. Nos de enfermaria, a ocupação é de 63%, que significa 165 leitos ocupados. Há, atualmente, 63 pacientes com diagnóstico de Covid-19 em UTI, mas temos outros 117 com Síndrome Respiratória Aguda Grave que também se encontram internados, por vezes ainda aguardando um diagnóstico laboratorial", contou.
De acordo com o chefe do setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), unidade no Centro do Recife que é referência no atendimento aos pacientes com Covid-19, não há como prever a quantidade de dias de internação que os pacientes precisam. Na unidade, há 113 leitos de enfermaria e 39 de UTI para pacientes com coronavírus.
"Nós não temos um padrão de internação, não há como dizer, mas o que temos é uma média, que, no Oswaldo Cruz, tem sido de cinco a sete dias de internação. Mas há casos, por exemplo, em que uma pessoa se interna em um dia e tem alta no outro. Isso, claro, quando não há comorbidades ou pessoas que têm uma idade mais avançada", disse o médico.
Categoria:Noticias