Em 24 horas chove 75,1% do esperado para o mês de março em Caruaru

Em 24 horas choveu 75,1% do esperado para todo o mês de março em Caruaru, no Agreste. De acordo com informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a média esperada de chuva para o mês é de 74,8 mm. Na terça-feira (17) choveu 56,2 mm no município.
"Caruaru possui um clima semiárido. A chuva que aconteceu está associada à zona de convergência intertropical. É um sistema comum para a época e é o principal mecanismo causador de chuvas para a região semiárida do Nordeste como um todo. Existe a previsão de que continuem as precipitações [nesta quarta-feira (18)] em todo o estado, desde o litoral ao Sertão. Então, em Caruaru deve continuar chovendo", informou o meteorologista da Apac, Thiago do Vale.
Durante as chuvas no município também foram registrados raios, relâmpagos e trovões. Conforme Thiago informou, os fenômenos ocorrem "devido à presença de nuvens altas convectivas, chamadas cumulonimbus. O atrito entre partículas de gelo dentro da nuvem a carrega eletricamente. Isso faz com que haja uma diferença de potencial. Essa diferença de potencial pode causar descarga elétrica entre nuvem e nuvem, fazendo com que a superfície clareie, que são os relâmpagos; ou então de nuvem solo, que são os raios. Quando acontece tanto o raio quanto o relâmpago, o ar comprime e dá um estrondo, conhecido como trovão".
O meteorologista da Apac ainda fez um alerta: "O trovão e o relâmpago não têm um potencial de dano para as pessoas e animais, mas o raio sim. Então, quando tiver uma trovoada, as pessoas devem ficar protegidas, principalmente em áreas fechadas, não ficar expostas a áreas abertas perto de árvores ou fiações, nem próximas de estruturas metálicas, que atraem os raios".

Categoria:Noticias