Boletos pagos até 13h30 serão processados no mesmo dia a partir de sexta, diz Febraban

Boletos pagos até às 13h30 serão processados no mesmo dia. A nova diretriz anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) passa a valer nesta sexta-feira (15), em 136 instituições financeiras, mas pode depender do contrato.


“A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que nada mudará para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro”, informa a Febraban em comunicado.


Segundo a Federação, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia com a nova regra. “Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 [no mesmo dia]”, diz Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.


Para ele, a mudança vai gerar mais agilidade para o cobrador e irá beneficiar o comércio. “No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia no comunicado.


Categoria:Noticias