Projeto Celular Seguro será lançado nesta terça-feira (19/12)

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli anunciou neste sábado (16), uma iniciativa que promete agilizar o bloqueio de celulares furtados ou roubados.
A medida, programada para ser lançada na terça-feira (19), visa combater o crescente número de crimes envolvendo aparelhos móveis, tornando-os inutilizáveis após o incidente.


“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL [Agência Nacional de Telecomunicações], para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, publicou Cappelli em seu perfil no X (antigo Twitter).


Segundo Cappelli, a proposta visa permitir que as vítimas de furto ou roubo bloqueiem rapidamente seus dispositivos, linhas telefônicas e aplicativos bancários de forma descomplicada.


O secretário-executivo já havia se reunido anteriormente com representantes de operadoras de telefonia para discutir o projeto, que deve se chamar “Celular Seguro”. O envolvimento de bancos e da ANATEL na iniciativa já foi confirmado, com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também contribuindo para a proposta.


A Febraban sugere que os usuários cadastrem previamente o número de telefone em um dispositivo de confiança, facilitando o bloqueio imediato da linha e das funções do celular no caso de furto ou roubo.


Categoria:Noticias