Novo terminal de contêineres vai turbinar o Porto de Suape. Obras vão gerar 500 empregos diretos

Pouco mais de um ano depois de vencer leilão judicial para ocupar uma área no terreno do Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, a APM Terminals - subsidiária da A.P Moller-Maersk - reafirmou nesta segunda-feira (16) a instalação de um terminal de contêineres em Suape, que será o segundo do porto. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e a governadora Raquel Lyra, assinaram a autorização para viabilização do empreendimento.


Com investimento de aproximadamente R$ 1,6 bilhão, a instalação do terminal vai garantir mais competitividade à movimentação de contêineres no Porto de Suape, que é considerada uma das mais caras do País. No período da obra, serão gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Quando estiver em operação, o terminal vai gerar 350 postos de trabalho diretos e 1,4 mil indiretos.
“Esse investimento garante mais competitividade para o Porto de Suape. A ampliação permitirá que Pernambuco se reposicione do ponto de vista logístico tanto para o Brasil quanto para o mundo. O novo terminal vai permitir que o Estado possa quintuplicar todos os containers, para que possa receber mais carga, ampliando a geração de novos negócios", destacou Raquel Lyra.


As obras do empreendimento serão iniciadas em 2024 e a APM Terminals planeja iniciar as operações em 2026. “Esse novo terminal vai colocar Pernambuco no hub internacional, fazendo com que a gente possa ampliar as exportações do Estado e do Nordeste, para o Brasil. Essa iniciativa dialoga com o conjunto de intervenções que estão sendo feitas pelo governo federal, em parceria com o Governo do Estado”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.


Com ocupação prevista em uma área de cerca de 50 hectares, o terminal terá capacidade inicial de movimentar, anualmente, 400 mil TEUs (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner), podendo ultrapassar a marca de 1,3 milhão de TEUs anuais quando estiver em pleno funcionamento.


Categoria:Noticias