Setor do turismo em Pernambuco tem expectativa de mais negócios nas férias de julho, apesar das chuvas

No primeiro mês de férias sem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a atração de turistas, principalmente para o interior de Pernambuco, deve movimentar a economia do estado, apesar das chuvas intensas registradas desde o final de maio.


Essa é a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (Abih), que prevê que a ocupação da rede hoteleira no Recife seja cerca de 10% superior a de julho do ano passado, quando 60,69% das vagas de hospedagem foram ocupadas na capital pernambucana.


“O setor foi muito afetado pela pandemia”, afirmou Carlos Maurício Periquito, diretor executivo da Abih. Ele explicou que o setor hoteleiro tem um impulso muito grande nas férias do início do ano, por causa do verão no Nordeste, e que, no recesso de meio de ano, que ocorre no inverno, o benefício é menor.


“Tivemos uma queda na ocupação em junho por causa da chuva, um fator que continua afetando em julho”, lembrou.


O clima também tem um impacto importante no setor alimentício. Segundo Tony Sousa, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel), as férias do meio do ano são marcadas por um aumento dos negócios no interior do estado, onde o São João é seguido de festas, atraindo turistas que buscam aproveitar o frio.


Na capital, ele diz que há uma dinâmica particular. O movimento cai nas operações de rua, em função das férias escolares e das chuvas, mas aumenta nos shoppings, onde as atrações para crianças se somam ao lazer em ambientes fechados, protegido do clima.


“No setor como um todo, quando a gente olha para o estado, tem um incremento que deve girar em torno de 10% a mais do que a média do ano”, projetou Sousa.


A tendência é que haja contratações temporárias, mas focadas nos estabelecimentos onde há um aumento da demanda.


Um levantamento da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apontou que o aeroporto do Recife vai receber 11% a mais de voos neste mês de julho em comparação com junho.


Esse resultado é 8% superior ao de julho do ano passado e mostra uma recuperação do fluxo de voos em relação ao período pré-pandemia, no mesmo mês de 2019.


Recife também mantém uma média maior de voos diários do que outros aeroportos do Nordeste. São 211 viagens por dia na capital pernambucana, contra 147 em Salvador , 115 em Fortaleza e 53 em Maceió .


Categoria:Noticias