"A Terra Prometida": A conquista de Canaã e as doze tribos de Israel

O sucesso da saga de Moisés e sua aventura para libertar o povo hebreu do Egito, retratada em “Os Dez Mandamentos”, ganha continuidade na tela da Record.

Após a morte do profeta, entra em cena a novela bíblica “A Terra Prometida”, que narra a vida e a luta de Josué (Sidney Sampaio), um guerreiro dotado de coragem, fé e determinação.

Cabe a ele a difícil missão de comandar as doze tribos de Israel na conquista de Canaã. O folhetim, escrito por Renato Modesto, estreia nesta terça-feira (5), às 20h30.

Ficha técnica

Escrita por Renato Modesto
Com colaboração de AimarLabaki, Ecila Pedroso, Stephanie Mendes, Jaqueline Vargas e Marcos Lazarini
Direção geral de Alexandre Avancini
Direção de conteúdo de Cristiane Cardoso
Estreia: 05/07
Horário: 20h30
Antecessora: “Os Dez Mandamentos – 2ª temporada”, de Vivian de Oliveira

Elenco

Sidney Sampaio – Josué (foto/acima)

Alexandre Slaviero – Maquir
Altair Rodrigues – Eliazafe
Ana Barroso – Darda
André Ramiro – Jesana
Andréa Avancini – Sama
Antônio Gonzalez – Grok
Ariela Massoti – Laís
Armando Amaral – Elizafá
Bernardo Velasco – Eleazar
Beth Goulart – Léia
Brendha Haddad – Inês
Bruno Palatão – Muralha
Caetano O’Maihlan – Setur
Carla Diaz – Melina
Castrinho – Farduk
Cláudio Gabriel – Elói
Cristiana Oliveira – Mara
Daniel Erthal – Isaque
Daniel Villas – Racom
Danilo Sacramento – Arauto
Day Mesquita – Ioná
Diego Amaral – Tupak
Douglas Sampaio – Rune
Dudu Oliveira – Jogli
Elizangela – Milah
Ernani Moraes – Pedael
Fabio Villa Verde – Aiúde
Felipe Folgosi – Elieber
Gabriel Gracindo – Melquias
Gilberto Torres – Mibar
Guggo Morales – Samuel
Guilherme Boury – Iru
Guilherme Leme Garcia – Elidade
Igor Rickli – Rei Marek
Iran Gomes – Zuma
Iran Malfitano – Comandante Yussuf
João Bourbonnais – Elias
Juliana Boller – Chaia
Juliana Kelling – Neziá
Juliana Silveira – Rainha Kalesi
Kadu Moliterno – Acã
Leonardo Branco – Comandante Tibar
Leonardo Miggiorin – Otniel
Letícia Medina – Livana
Leticia Tomazela – Liora
Lino Correa – Paltiel
Louise Marrie – Ruth
Luciana Braga – Yana
Marcos Reis – Kadmo
Marcos Winter – Sacerdote Merodaque
Marisol Ribeiro – Acsa
Maytê Piragibe – Jéssica
Miguel Costa – Gael
Milhem Cortaz – Calebe
Miriam Freeland – Raabe
Myrella Victória – Lila
Nívea Stelmann – Noemi
Osmar Silveira – Temá
Paloma Bernardi – Samara
Paulo Cesar Grande – Haniel
Paulo Goulart Filho - Talmal
Paulo Hamilton – Uzi
Pedro Henrique Moutinho – Sandor
Priscilla Uba – Tirda
Rachel Erlich – Adélia
Rafael Sardão – Salmon
Rafaela Mandelli – Ula
Raphael Vianna – Tobias
Raquel Queiroz – Finéias
Raymundo de Souza – Quemuel
Ricky Tavares – Zaqueu
Roberto Bomtempo – General Kamir
Roberto Frota – Rei Durgal
Rodrigo Phavanello – Gibar
Tatsu Carvalho – Boã
Thaís Melchior – Aruna
Valéria Alencar – Laila
Walter Breda – Orias
Yaçanã Martins – Adara
Zeca Carvalho– Quenaz

Um novo líder

A trama de “A Terra Prometida” começa em 1200 a.C. num acampamento hebreu na localidade de Sitim, no deserto de Moabe. Lá, após a morte de Moisés, o povo hebreu vê Josué se destacar como seu novo líder.

Considerado um homem de fé, ele conta com o apoio de seus aliados, o sacerdote levita Eleazar (Bernardo Velasco) e o líder da tribo de Judá Calebe (Milhem Cortaz), para conseguir cumprir a missão, ordenada por Deus, de conduzir seu povo à Canaã e de liderar as doze tribos de Israel.

Obstáculos

Para alcançar Canaã, os hebreus precisam superar grandes desafios. O primeiro deles é o Rio Jordão, que na época estava caudaloso. Além dos obstáculos naturais, Josué guia seu povo em uma temível batalha contra os Cananeus, que dominam aquela região, e contra povos pagãos, idólatras, excêntricos e violentos.

Entre os maiores inimigos dos hebreus estão o rei Marek (Igor Rickli), a rainha Kalesi (Juliana Silveira), o comandante chefe de Jericó, Tibar (Leonardo Branco), o rei Durgal (Roberto Frota) e o prefeito do reino de Ai, Kamir (Roberto Bomtempo).

Confrontos e Milagres

A primeira batalha que os hebreus enfrentam é contra o fortificado reino de Jericó, conhecido por suas muralhas duplas, que além de altas e largas, dão a impressão de ser um obstáculo intransponível. Mas Deus age em favor de seu povo.

Auxiliados por marcantes milagres, Josué e seus liderados atravessam o Jordão, veem as temíveis muralhas desabarem ao som de trombetas e vencem com bravura cada um dos reinos inimigos.

Desconfiança

Para dificultar ainda mais a vida de Josué, o grupo enfrenta problemas dentro do próprio acampamento hebreu. Muitos não aceitam o fato de Josué ser o líder que substituiu o profeta Moisés à frente da missão.

Seu principal rival é o vilão Acã (Kadu Moliterno), que recebe o apoio dos filhos Melquias (Gabriel Gracindo) e Gibar (Rodrigo Phavanello) para destruir o rival.

Líder disputado por duas irmãs

Em meio ao desafio de guiar o seu povo, Josué se envolve com a bela Aruna (Thaís Melchior), uma jovem corajosa que usa sua espada para guerrear ao lado de soldados homens. O romance entre os dois não conta com o apoio da irmã dela, Samara (Paloma Bernardi), uma garota geniosa que também é apaixonada por ele. Para afastar sua irmã de Josué, ela tem o apoio de sua mãe, a traiçoeira Léia (Beth Goulart).

Romances em meio à guerra

Mesmo com as dificuldades encontradas nas disputas travadas com os demais povos, os hebreus arrumam tempo para viver histórias de amor. É o caso do guerreiro Salmon (Rafael Sardão), que se apaixona perdidamente por uma prostituta de Jericó chamada Raabe (Miriam Freeland), que, por auxiliá-lo como espiã, éacolhida pela família do rapaz.

O passado de Raabe faz com que o casal passe por situações de preconceito e humilhação, provocadas principalmente pela ex-namorada dele, a ciumenta Jéssica (MaytêPiragibe), e pela fofoqueira do acampamento, Mara (Cristiana Oliveira).

A trama também é marcada pela paixão proibida vivida pelos jovens Livana (Letícia Medina) e Maquir (Alexandre Slaviero), provenientes de tribos diferentes. A guerra entre os diferentes povos faz com que os dois mantenham o relacionamento às escondidas. No entanto, a partir do momento em que a jovem descobre que seu amado não é honesto como imaginava, Livana cede aos encantos de outro guerreiro, Rune (Douglas Sampaio).

Tristeza de alguns

A bondosa Sama (Andréia Avancini) passa por momentos difíceis. Ao descobrirem que ela não pode ter filhos, ela é obrigada a aceitar que seu marido Boã (Tatsu Carvalho) se case com outra mulher. Para piorar a situação, seu marido escolhe a dissimulada Ruth (Louise Marrie) como segunda esposa, atrapalhando ainda mais a vida de Sama.

Outra personagem que passa por problemas é Tirda (Priscilla Uba), A moça delicada morre de vergonha ao lado de um marido grosso e sem-educação, chamado Haniel (Paulo César Grande). Já o casal Chaia (Juliana Boller) e Zaqueu (Ricky Tavares) precisa conviver com a tristeza da separação. Apaixonados um pelo outro, os dois veem seu romance interrompido pelo vingativo soldado Tobias (Raphael Vianna).

Uma dolorosa derrota

Após vencerem o povo de Jericó, os hebreus chegam confiantes para o ataque contra o reino de Ai, liderado pelo excêntrico rei Durgal (Roberto Frota). Para decepção do povo de Israel, eles sofrem uma dura e vergonhosa derrota.

Arrasado, Josué não entende o fracasso da investida. Porém, em seu encontro com Deus, ele percebe que o culpado pela derrota foi o vilão Acã (Kadu Moliterno), que contrariou a vontade divina ao roubar tesouros durante um combate. Para que os hebreus se livrem do pecado, Acã e seus filhos são executados.

Somente após a morte de Acã, o povo de Israel volta a entrar em disputacontra o reino de Ai. Desta vez, alcançam sucesso ao vencerem a batalha final, na qual Deus realiza mais um milagre, permitindo a Josué controlar o sol, de forma com que o astro fique no meio do céu por um dia inteiro.

Falsos aliados

As vitórias do povo de Deus começam a deixar os inimigos com medo. Assim, o rei de Gibeão, Zareg, e sua corte abandonam a cidade e vão disfarçados ao encontro dos hebreus, fingindo ser um povo de bem longe, bastante simples e aliado.

Num primeiro momento, os gibeonistas conseguem ser bem recebidos. Entretanto, a farsa dura pouco tempo, já que logo a verdade vem à tona. Como castigo, Zareg e sua corte tornam-se servos dos hebreus.

Ao saber de mais uma vitória do grupo de Josué, o rei de Jerusalém, Adonizeque, resolve reunir outros quatros povos e formar uma coalizão para combater os hebreus. Porém, mais uma vez, Josué sai vitorioso.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário