Previsão do tempo para este fim de semana em Pernambuco

Muita chuva e transtornos durante a semana, com registro de, ao menos, quatro mortes e 980 pessoas que tiveram de deixar suas casas em Pernambuco. Nesta sexta-feira (27), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) identificou a aproximação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deve intensificar as precipitações no final de semana.


O DOL é um sistema meteorológico conhecido também como Onda de Leste, que é uma perturbação nos campos de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.


Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Brasil. "Esse sistema, naturalmente, quando chega na costa nordestina provoca precipitações significativas", apontou o meteorologista Roni Guedes.


Para esta sexta-feira (27), a previsão é de chuvas moderadas na Mata Norte, fraca a moderada na Região Metropolitana, Mata Sul e Agreste. Já no Sertão, deve ser fraca e isolada.


A tendência, segundo os modelos meteorológicos, é de chuvas com intensidade moderadas a forte ao longo do final de semana, principalmente na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste.


Categoria:Noticias