Adolescente tem 'melhora gradual' após transplante de fígado devido à suspeita de hepatite grave de causa desconhecida, diz hospital

"Evoluiu favoravelmente" o quadro clínico da adolescente de 14 anos que passou por um transplante de fígado, na sexta (20), de acordo com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, onde ela fez a cirurgia e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Natural de Ibimirim, no Sertão, a jovem é um dos cinco casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida em Pernambuco.


No boletim médico divulgado nesta segunda-feira (23), o hospital administrado pela Universidade de Pernambuco (UPE) afirmou que a adolescente "continua apresentando melhora gradual". A unidade de saúde também informou uma previsão dos próximos procedimentos a que a paciente deve ser submetida nesta semana.
Ainda segundo o hospital, a jovem estava em estado de coma quando o transplante de fígado foi realizado. Na sexta-feira (20), dia em que a paciente passou pela cirurgia, o Ministério da Saúde informou que foi notificado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e que o caso da adolescente está em investigação.


Ao todo, Pernambuco notificou seis casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida, mas uma das notificações foi descartada e cinco seguem em investigação.


Desde o dia 27 de abril, diante do misterioso surto de hepatite em crianças na Europa e nos Estados Unidos (EUA), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) emitiu uma nota de alerta. No comunicado, orientou toda a rede de saúde, incluindo hospitais públicos e privados, a notificar casos suspeitos ao Ministério da Saúde.


Categoria:Noticias