Quarentena em PE tem 289 pessoas detidas, 338 locais interditados e 1.961 denúncias

Na quinta-feira (1º), os serviços e comércio não essenciais foram autorizados a voltar a funcionar após 14 dias de quarentena. A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou o balanço das ações feitas durante as restrições mais rígidas em Pernambuco, implementadas entre 18 de março e a quarta-feira (31) para tentar diminuir a disseminação da Covid-19.
Ao todo, 289 pessoas foram levadas à delegacia, 338 estabelecimentos foram interditados e 1.961 denúncias foram feitas por descumprimento de medidas sanitárias no estado.
Ao todo, 83.649 estabelecimentos foram fiscalizados em Pernambuco durante a quarentena. Com relação às 289 pessoas detidas nesse período, elas foram autuadas por infração sanitária, prevista no artigo 268 do Código Penal.
A região em que as restrições foram mais desrespeitadas foi o Sertão, onde 204 pessoas foram levadas a delegacias. Entre as infrações cometidas, estão o desrespeito às normas de distanciamento social e de uso de máscara, necessárias para conter a pandemia da Covid-19.
A média de denúncias de infrações sanitárias, por dia, foi de 140, segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), que registrou 1.961 denúncias de descumprimento da quarentena. Essas queixas foram feitas através do telefone 190, sendo a maioria referente a aglomerações: 48,6% do total.
Bares que funcionavam sem permissão vieram em seguida, representando 21,32% do total de denúncias. Esses números correspondem aos casos em que houve intervenção policial.

Categoria:Noticias