Madrugadores: funcionários do Hospital da Restauração enfrentam noites sem dormir para salvar vidas

As madrugadas costumam ser agitadas na maior emergência de Pernambuco, no Hospital da Restauração (HR), no Centro do Recife. É nesse turno que chega a maior parte dos 300 atendimentos diários feitos no local. Para salvar vidas, os profissionais que enfrentam noites em claro falam do desafio de trabalhar no horário. 
(Série Madrugadores, do Bom Dia PE, mostra desafios e curiosidades dos profissionais que trabalham durante a madrugada em diferentes setores. As áreas de segurança, limpeza, saúde e serviços têm trabalhadores atuando enquanto maior parte da população dorme.)
E é essa a realidade do maqueiro Valdir Melo, que trabalha na unidade há seis anos. Para ele, o dia a dia é duro. "É pura adrenalina. A gente entra aqui com medo e sai com uma coragem que só Jesus sabe. Porque a gente vê em filme as coisas e, aqui, a gente vê a realidade", afirma.
Na Restauração, trabalham 3,2 mil funcionários, incluindo 610 médicos. Um deles é o cirurgião Petrus Andrade Lima, chefe do plantão, que trabalha no local desde 1999. Ele diz ter se acostumado à rotina da madrugada.
"Nós, profissionais de saúde, médicos, já estamos treinados para ficarmos acordados de madrugada. Não tenho dúvidas de que é uma rotina cansativa, é trabalhoso e fora da fisiologia", diz o médico.
Para a estudante de medicina Vitória Barbosa, que faz estágio no HR, a madrugada representa uma oportunidade para aprender. "É bem cansativo, na verdade, bem intenso. Acho que é o momento que chegam coisas mais interessantes para a gente aprender, como estudante", declara.

Categoria:Noticias