Governo de PE decide sair da realização do Festival de Inverno de Garanhuns e diz que será apenas patrocinador: 'Não é o FIG'

Com parte da programação divulgada na última terça-feira (2), o Festival de Inverno de Garanhuns em 2024 pode ficar sem o apoio do Governo de Pernambuco para a realização. Historicamente, o evento foi realizado por meio de uma parceria entre o município e a gestão estadual. No entanto, as duas partes acusam, uma a outra, de falta de diálogo para alinhar como o evento será realizado.


Na última quarta-feira (3), o Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, informou ao g1 que a gestão estadual não vai mais entrar no evento como realizadora, como nos anos anteriores. Este ano, o estado vai contribuir apenas como patrocinador e os recursos enviados devem ser utilizados para contratação de artistas pernambucanos.


"Diante do que está posto, o Estado toma o posicionamento de recuar em relação a ser realizador do Festival de Inverno de Garanhuns, na sua 32ª edição. E aí a nossa proposta, que deve ser construída, é que o Estado entre como patrocinador e aí a gente deve construir um caminho para a valorização dos artistas pernambucanos que isso é o nosso compromisso, nossa responsabilidade", disse a presidente da Fundarpe, Renata Borba.


De acordo com a presidente da Fundarpe, em diálogo com a Prefeitura de Garanhuns, foi proposto que o Governo do Estado fosse totalmente excluído da organização do maior polo do Festival de Inverno de Garanhuns, que é o Polo Mestre Dominguinhos. Além disso, o governo diz que foi proposto condicionar a uma anuência prévia da prefeitura a realização de todas as ações dos demais polos do festival.


"Não é o FIG, é mais uma festa que está sendo construída. [...] O Governo também entende que o Festival de Inverno de Garanhuns não pode ser segregado, não é um polo e os outros polos. Todos os polos têm a mesma importância, a gente trabalha todas as linguagens", afirmou Renata Borba.


O que diz a Prefeitura de Garanhuns?



Em entrevista à CBN Caruaru, nesta quarta-feira (3), o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, disse que foram conversadas duas propostas com o Governo de Pernambuco. A primeira, era a mudança das datas do evento, que foi anunciado pela prefeitura para ser realizado de 11 a 28 de julho. Essa primeira proposta não foi aceita pelo município.


A outra era com relação às atrações. De acordo com o prefeito, foi proposta uma divisão dos custos entre município e Estado. A gestão em Garanhuns arcaria com 50% e a gestão estadual com mais 50%, para um orçamento total de R$ 20 a R$ 22 milhões. No entanto, o prefeito disse que a única resposta colocada pessoalmente pela governadora foi que assumiria as 13 atrações já divulgadas, pagaria a prefeitura o que ela pagou e realizavam o evento.


Mas, esse não era esse o desejo do município. De acordo com o prefeito, a proposta dele era de que prefeitura e Governo do Estado dividissem custos e organização do evento.


FONTE - G1
Categoria:Noticias