Governo de PE anuncia reforço na fiscalização de barragens após desastre em Brumadinho

O Governo de Pernambuco anunciou, na manhã desta quinta-feira (31), a criação de um grupo de trabalho para atualizar o cadastro e intensificar as fiscalizações das 442 barragens hídricas existentes no estado. A medida foi tomada uma semana após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que deixou dezenas de mortos. 
As atividades têm coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. A pasta ressaltou que não existe risco de rompimento em nenhuma das barragens do estado.
Além disso, a administração estadual informou que as estruturas em solo pernambucano possuem tipos de construção e finalidades diferentes das encontradas em Brumadinho.
Em Pernambuco, as barragens servem para reter água, evitando que os rios transbordem em épocas de chuva. Algumas fazem parte do sistema de abastecimento de água da população. Em Minas Gerais, as estruturas são utilizadas para contenção de rejeitos de minério.
A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, declarou que a decisão de intensificar as ações foi tomada a partir da comoção nacional gerada pela tragédia em Brumadinho e por causa de notícias falsas que passaram a circular na mídia.
"Aqui, não existem barragens de rejeitos, são barragens de água, com métodos de projeto e de construção bem distintos. Nós fazemos vistorias rotineiras nessas barragens, mas vamos intensificar esse trabalho", afirma

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário