Quatro anos para a bola rolar: Catar faz contagem regressiva de olho na Copa de 2022

    O Catar comemora nesta quarta-feira exatos quatro anos para o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2022 (abertura no dia 21 de novembro e final no 18 de dezembro), a primeira que será organizada por um país árabe. Por conta do calor do verão na região, a Fifa e o comitê local optaram por mudar a competição para os meses de novembro e dezembro, quando as temperaturas são mais amenas. Todos os estádios, porém, serão climatizados. Com pouco menos de três milhões de habitantes, e com uma enorme riqueza proveniente em sua maior parte pela exploração de gás, o Catar é um imenso canteiro de obras, com diversas construções em andamento como estradas, metrô, estádios, ruas e avenidas. Tudo vai ficar de legado para depois do torneio de futebol e que também faz parte do projeto Vision 2030: institui o crescimento econômico de forma sustentável, com desenvolvimento social e ambiental para os próximos anos.

    Se o país é um grande canteiro de obras, nada disso assusta os cataris. A promessa é de entregar grande parte das obras com muita antecedência. Dos oito estádios que serão utilizados no Mundial, um já está pronto (o Khalifa Stadium) e outros têm o cronograma bastante adiantado (veja mais abaixo). O objetivo é deixar todos os campos prontos em 2020, dois anos antes da Copa.
    Outra grande obra para o país é o metrô, que vai ligar os principais pontos de Doha e locais de jogos e entretenimento de pessoas durante a Copa do Mundo. Com o transporte público moderno e a distância entre estádios (a maior distância será de 55 quilômetros entre os estádios de Al Khor, que fica ao norte, e Al Wakrah, no sul do território), os cataris apostam em uma novidade em Mundiais: os fãs terão a possibilidade de acompanharem até três jogos em um dia.
    Dos oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2022, apenas o Khalifa seguirá com sua capacidade original: 40 mil lugares. Outros seis terão suas capacidades reduzidas, e o Ras Abu Aboud será totalmente desmontado. Ao todo, o Catar vai doar para outros países 170 mil assentos que serão utilizados no Mundial e depois desmontados.

              Categoria:Noticias

              Deixe seu Comentário