Moradores de prédios interditados de Conjunto Beira-Mar tentam recomeçar: 'Eu durmo e acordo chorando'

Desde que parte de um dos blocos do Conjunto Beira-Mar, em Paulista, no Grande Recife, desabou, as famílias que moravam nos prédios interditados do residencial encaram um destino incerto, alugando imóveis em outros lugares ou se mudando para casas de parentes. Em uma entrevista, os agora ex-moradores do condomínio, localizado no bairro do Janga, contaram o que estão fazendo para recomeçar a vida.

Até esta terça-feira (11), 16 prédios do conjunto residencial foram desocupados, segundo a prefeitura de Paulista.

A dona de casa Maria da Conceição de Souza estava dormindo com os cinco filhos quando o bloco ao lado de onde moravam desabou. Do segundo andar, conseguiu sair por cima dos escombros, apenas com a roupa do corpo. Agora, está morando de favor na casa da cunhada.

"Tudo o que é meu está no apartamento. A gente não pode levar nada. Eu durmo e acordo chorando. Sem ter para onde ir. Eu queria estar na minha casa. Fico aqui, mas não é a mesma coisa. Porque a gente quer ter privacidade, que não tem mais", afirmou Conceição, emocionada.

Maria da Conceição teve que se ajeitar no terraço da casa, onde dorme com os filhos em colchões doados.

"A gente dorme aqui no chão. Quando não quero dormir aqui, durmo na casa da minha menina. Gosto de ficar lá porque ela está grávida. Os meninos ficam aqui. E nisso vai. Uma noite, uma noite lá", contou.

'Só pedindo a Deus'

Outra dona de casa, Adriana da Silva, se mudou com o filho Juarez, de 17 anos, para a residência de uma amiga que lhes ofereceu abrigo, numa comunidade próxima.

"O que a gente tem está sendo doado; são as roupas, um calçado, alimentação. E o restante, só pedindo a Deus, e esperar por doações. O que eu vi, a situação, não vai sair [da memória]. Não tem como, de jeito nenhum. É fechar o olho, a cena das coisas todas no chão, aquele desespero, aquela nuvem de poeira", afirmou Adriana.

Moradores do Conjunto Beira-Mar há 12 anos, eles conheciam todas as pessoas do prédio que desabou.

"Não era propriedade nossa, mas a gente tinha com muito amor. A gente cuidava, zelava como uma coisa que a gente tinha. Porque, até então, a gente tinha onde morar. A gente, realmente, nasceu de novo", comentou Juarez.

'Infelizmente, não tem como ficar'

Para os moradores que conseguiram retirar seus pertences, a prefeitura disponibilizou caminhões baú para ajudar na mudança.

O marceneiro Múcio Alves é dono de um apartamento do Bloco D, um dos edifícios interditados que fica ao lado da estrutura que desmoronou na semana passada. Ele, a mulher e os filhos, que moravam no local há 16 anos, alugaram uma casa no bairro de Pau Amarelo, na mesma cidade.

"Infelizmente, não tem como ficar aqui. Os prédios estão todos condenados. Não tem condições de moradia. Em metade da minha vida, eu moro aqui. Bons vizinhos... Não é vizinho, é família, é parente, é tudo. A gente fez grandes amizades. E hoje cada um vai pro seu lugar. Mas espero que a gente mantenha contato", disse Múcio.

A auxiliar administrativa Luiza Araújo conseguiu achar uma casa para alugar perto do conjunto residencial. Ela e a mãe moravam num apartamento, a tia em outro e os avós, num terceiro. Todos viviam no mesmo bloco interditado.

"A gente vê nossa vida, nossa infância, nosso bem, e ter que deixar dessa forma é complicado. Além de estar procurando aluguel às pressas, e muita gente se aproveitando e aumentando o preços dos aluguéis e, infelizmente, a gente tem que aceitar o preço que é passado. Não tem como nem dizer 'não'. Porque a gente vai pra onde? Ficar no meio da rua?", declarou

Categoria:Noticias