Abrigo de idosos é interditado por causa de maus-tratos no Grande Recife

  • Um abrigo de idosos localizado em Itapissuma, no Grande Recife, foi interditado pelo Governo de Pernambuco, nesta terça-feira (23), por causa de maus-tratos. Técnicos constaram falta de acompanhamento médico e encontraram remédios com a validade vencida. Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a Chácara Oiúma também funcionava sem registro da Vigilância Sanitária. 
  • Durante a ação, um dos idosos, com ferimentos nas costas, foi levado para um hospital para uma avaliação médica e outro teve a indicação para a transferência para outro abrigo. O administrador da instituição seguiu para a delegacia para ser ouvido.
  • “Encontramos vários problemas e constatamos os maus-tratos. O administrador deve responder legalmente”, afirmou o secretário-executivo de Direito Humanos de Pernambuco, Eduardo Figueiredo.
  • O Oiúma, que fica na Estrada da Mangabeira, é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (Ilpi). Segundo Figueiredo, o abrigo fica fechado por 30 dias e não pode receber nenhum idoso nesse período.
  • Ao todo, 21 pessoas vivem na instituição e pagam um salário mínimo como mensalidade. São pessoas carentes e existem idosos com problemas de saúde, de acordo com Figueiredo.
  • "A última visita do médico aconteceu em fevereiro. Vamos acompanhar essas pessoas de perto, a cada dois dias, e tentaremos encontrar as famílias ou outro local adequado para elas”, afirmou.
  • Os técnicos da secretária fizeram a operação desta terça a partir de informações sobre a falta de condições do abrigo. “De um ano para cá, quatro idosos que estavam no local morreram. Devemos saber o que provocou essas mortes e sem existem problemas mais sérios na instituição”, observou.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário