25 estados e o DF não atingiram a meta de vacinação contra a pólio e o sarampo

  • A dois dias do final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, apenas o Amapá atingiu a meta de 95% de cobertura contra as duas doenças. Os dados foram contabilizados até esta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde. Mais de 2,5 milhões de crianças ainda não foram vacinadas.
  • A média brasileira de cobertura vacinal contra essas duas doenças está em 76%. Onze estados estão abaixo dela, sendo que Rio de Janeiro e Distrito Federal têm os piores índices. O estado de Roraima, que vive um surto de sarampo com 300 casos confirmados, precisa acelerar o ritmo de vacinação: tem a terceira pior taxa de cobertura.
  • Com esse cenário, a campanha de vacinação ganhou um dia extra. Neste sabado (1º), o país terá um segundo "Dia D" contra as doenças: todos os estados que não tiverem atingido os 95% de cobertura deverão abrir seus postos e unidades de saúde.
  • "Esses 12 estados precisam intensificar suas ações de vacinação para alcançar a meta da campanha de vacinar 95% do público-alvo. É por meio da vacinação que vamos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças", disse o ministro da saúde, Gilberto Occhi.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário