Estudantes do Recife apresentam em Portugal aplicativo que mostra áreas de alagamento

  • Um tempos chuvosos, os alagamentos são constantes no Grande Recife. Para tentar facilitar a vida de quem precisa sair nos dias de chuva, estudantes tiveram a ideia de criar um aplicativo de celular, que mostra onde há ruas alagadas. Por causa do projeto, o grupo foi convidado a apresentar a tecnologia numa feira de tecnologia na cidade do Porto, em Portugal. 
  • Moradores da comunidade Entra a Pulso, na Zona Sul do Recife, os estudantes cansaram de ver as ruas da comunidade ficarem alagadas com qualquer chuva e, consequentemente, dificultando a vida de quem precisa pôr o pé na lama para realizar atividades cotidianas.
  • Um dos idealizadores do projeto, o estudante Cláudio Andrade explica que até a educação de quem mora no local fica prejudicada por causa dos alagamentos.
  • Para monitorar as áreas alagadas, os alunos utilizam um sensor de chuva e de umidade, que informa quando e quanto vai chover. O grupo mapeou as áreas que alagam na comunidade e transformou os dados em informações acessadas pelo celular.
  • Com a ajuda de um professor do Instituto Shopping Recife, onde têm aulas de robótica, eles desenvolveram as ferramentas do aplicativo e a forma como as pessoas têm acesso às informações.
  • O aplicativo funciona por meio de envio de SMSs para o celular das pessoas que se cadastrarem ou mesmo pelo acesso ao próprio aplicativo, onde estão disponíveis as informações sobre os alagamentos.
  • É uma ideia que ainda está em desenvolvimento mas já é considerada promissora. Prova disso é que os meninos foram convidados a participar da Fiware Global Summit, uma feira de tecnologia que ocorre na terça-feira (8) e quarta-feira (9), na cidade do Porto, em Portugal.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário