Barragem de Jucazinho volta a acumular água após chuvas, diz Compesa

  • A barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, acumulou água após as chuvas registradas em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste. De acordo com Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a água que chegou ainda é pouca, mas a expectativa é que nos próximos dias mais água continue chegando ao local. A barragem está em colapso desde 2016.
  • A Compesa informou que o reservatório está com 1,9% da capacidade total, o que corresponde a um volume de 6,2 milhões de metros cúbicos de água - Jucazinho é capaz de comportar 327 milhões de metros cúbicos.
  • Segundo o Projeto Bicho da Caatinga, que também monitora as chuvas na região, choveu 154 milímetros em Santa Cruz do Capibaribe. Ainda segundo a entidade, esse é o maior registro dos últimos 55 anos, o que quer dizer que em menos de 24 horas, choveu 200% a mais do que o esperado para todo mês de abril.
  • A capacidade de produção de Jucazinho é de 1,3 mil litros por segundo, atendendo a uma população de aproximadamente 800 mil pessoas ao longo dos 206 quilômetros de adutoras. O sistema abastecia os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Toritama, Caruaru, Bezerros e Gravatá.
  • A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas com intensidade de moderada a forte na Mata Sul de Pernambuco.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário