Manifestantes a favor de Lula fazem vigília no Recife durante julgamento de habeas corpus pelo STF

  • Manifestantes a favor de Luiz Inácio Lula da Silva fizeram uma vigília no Centro do Recife nesta quarta-feira (4) enquanto ocorria o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o ato, iniciado às 14h e encerrado por volta das 20h, os participantes acompanharam parte da sessão realizada em Brasília através de um telão montado no estacionamento da Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista. (Veja vídeo acima)
  • Segundo a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), cerca de mil pessoas participaram da vígilia. A Polícia Militar de Pernambuco não divulga estimativa de público em manifestações.
  • O ato fez parte de uma mobilização nacional, com vigílias em vários estados do país. Com camisas na cor vermelha, simbolizando o Partido dos Trabalhadores (PT) e movimentos sociais, os manifestantes pediram a concessão do habeas corpus preventivo e a presença de Lula entre os candidatos à presidência do Brasil nas eleições de outubro de 2018.
  • “Nossa expectativa é de que o STF, como guardião da Constituição, a respeite. Você não pode ser condenado sem crime. Essa perseguição a Lula tem que acabar. Você não pode ser perseguido por acabar com a fome e com a miséria neste país. Não há provas contra Lula porque não há crime. Respeitem a democracia e os direitos da classe trabalhadora”, enfatizou o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.
  • O ato a favor de Lula reuniu representantes de vários movimentos estudantis. Diretor de assistência estudantil da União dos Estudantes de Pernambuco, Vinícius Soares Ferreira considera simbólica a participação da juventude nas pautas políticas, em especial em defesa do ex-presidente.
  • “É extremamente importante a participação da juventude na luta contra esse fascismo que se levanta no Brasil a cada dia. Marielle morta e ônibus de Lula alvejado são sintomas de um tempo sombrio, que ameaça retornar. São pedras lançadas contra a democracia, mas não queremos esse tempo de torturas novamente. Queremos nossos líderes vivos e Lula livre”, afirmou Vinícius.
  • O ato também contou com a presença de políticos, como os deputados estaduais Odacy Amorim, Teresa Leitão, os ex-prefeitos do Recife João Paulo e João da Costa e o vereador Luiz Eustáquio. Apesar de o ato não bloquear vias da capital, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanhou a manifestação.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário